Expedição Quati Curioso
O projeto Expedição Quati Curioso tem como foco os anos iniciais do Ensino Fundamental. Composto por plataformas digitais específicas para cada público-alvo (estudantes, corpo docente e responsáveis). Seu objetivo é o uso em sala de aula, melhorando o aprendizado com vídeos, jogos, material digital e impresso, com o cuidado de ser uma experiência acessível à maior quantidade de pessoas possível.
Como líder de Design, Acessibilidade e Inovação, orientei e trabalhei em conjunto com dois designers de UX/UI e um desenvolvedor full stack. Nosso time foi responsável pela criação e desenvolvimento das plataformas online, e também por alguns materiais de comunicação.
Descobrir, aprofundar e planejar
Para definir as prioridades do projeto sentimos a necessidade de entender as personas envolvidas. Com isso, identificamos que educadores e estudantes eram nossos clientes principais, sendo que os primeiros eram os usuários com poder de influência e decisão, por isso os mais importantes entre todos.
A partir disso, foi decidido iniciar o projeto pela plataforma do professor. Além disso, também percebemos a necessidade de uma aproximação com o esse público para entender sua reais necessidades e entregar uma plataforma que realmente agregue em seu dia-a-dia. Para isso, foi criado um protótipo de baixa fidelidade para poder iniciar as conversas com os educadores e entender se estávamos no caminho certo.
Como um projeto complexo, com diferentes públicos-alvo, muita interatividade entre as plataformas e com orçamento e time enxutos, o planejamento e a organização das etapas foi imprescindível para que o time pudesse atingir seus objetivos e fazer as entregas com qualidade e consistência.
Para uma correta visualização da estrutura das plataformas foram criados sitemaps de cada uma delas, além disso, também foi necessária a priorização de telas e funcionalidades por versões. Dessa maneira, foi possível entender como entregar a melhor experiência de acordo com as necessidades do projeto.
Acessibilidade e inclusão
Desde o início do projeto a inclusão é parte dos valores da marca. Com isso, trabalhamos para que as plataformas digitais tivessem o conteúdo pedagógico acessível para a maior diversidade de pessoas possível.
Parte desse esforço foi mapear e aprofundar as pesquisas das condições mais conhecidas, inclusive fazendo visita, por exemplo, à uma escola de Educação Bilíngue para Surdos para conversar com educadores e entender na prática como é o dia-a-dia em sala de aula.
Dessa maneira foi possível mapear as necessidade dos usuários para além dos recursos que consideramos básicos e já estavam previstos na plataforma, como: contraste das cores, tamanho de fonte, leitor de telas, contraste entre as cores, Libras, audiodescrição, legendas entre outros.
As plataformas educativas
O mapeamento do projeto nos mostrou a necessidade de termos uma plataforma digital para cada público-alvo, além de um CMS para alimentar os conteúdos a serem disponibilizados.
As plataformas dos 3 públicos adultos (educadores, pais/responsáveis e mantenedores) sendo um dashboard com um visual muito próximo entre elas mudando basicamente cores e funcionalidades, e a plataforma do aluno totalmente ilustrada, gamificada e interativa.
Por questões de confidencialidade não é possível exibir as telas internas publicamente. Visite o site para saber um pouco mais: https://quaticurioso.com.br/.
Peças de comunicação digital
Além de líder, em alguns momentos atuei também como diretora de arte e motion designer, como no caso deste primeiro vídeo de divulgação da Expedição Quati Curioso.
O objetivo do vídeo era apresentar e explicar a plataforma de forma concisa e clara, trazendo seu propósito e dando destaque para seus principais diferenciais.
Neste vídeo trabalhei em conjunto com uma animadora que fez todas as animações dos personagens.
No caso das redes sociais, minha principal responsabilidade foi orientar os designers sempre com o objetivo de manter a identidade da marca como um todo, desde o visual, o tom de voz e também a acessibilidade.
Além disso, também participei do grupo de profissionais que fez a definição do tom de voz, e animei o post do Quati de férias.
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